Alcateia 136

 

A Alcateia 136 foi criada no acto de abertura do Agrupamento no dia 12 de Outubro de 2003, tendo funcionado primeiramente em junção com a expedição do Agrupamento formador.

Os patronos escolhidos foram os Beatos Francisco e Jacinta que há data de hoje já são denominados após a sua canonização pelo Papa Francisco de Santa Jacinta e Santo Francisco de Fátima. Os pastorinhos de Fátima como são conhecidos foram escolhidos por exemplificarem os ideias que os Lobitos devem atingir enquanto crianças.

Estes dois irmãos nasceram e residiam na aldeia de Aljustrel, pertencente à freguesia de Fátima.

Durante o ano de 1916, os pastorinhos (assim denominados Francisco, Jacinta e Lúcia, prima dos dois irmãos) testemunharam três aparições de um anjo que se identificou como o “Anjo da Paz” ou “Anjo de Portugal”. Assistiram em 1917 a seis aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubro.

No dia 23 de março de 2017, ano das celebrações do centenário das aparições de Fátima, a Santa Sé anunciou que o Papa Francisco aprovou o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto. No dia 13 de maio de 2017, Francisco e Jacinta Marto foram canonizados pelo Papa Francisco no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Equipa de Animação

Aquelá Pedro Santos (Chefe de Unidade)

Baguera- Susana Dias (Chefe de Unidade Adjunta)

Cá – Camila Ribeiro

Haiti- Joana Teixeira

Balú- Miguel Carrilho